Quando o livro deixa de ser seu...

Você passa meses criando, moldando, desenvolvendo e lapidando uma história. Às vezes esses meses viram um ano, dois anos... um tempo bem longo da sua vida. Quando termina, tem aquela sensação de dever cumprido...

Depois, com toda fé do seu coração, envia o trabalho para editoras na esperança de que alguma acredite no seu trabalho e o publique. Quando consegue o maravilhoso e libertador SIM... lamento informar, querido autor... mas é ai que o trabalho começa.

Divulgação, eventos, vendas, resenhas, parcerias, mídias sociais... o trabalho nunca para. 

Mas isso é um pequeno grão de areia se comparado ao desafio de ter sua obra viajando o país inteiro, sendo acolhida em casas de pessoas que sequer te conhecem, mas que te oferecem uma chance para que possa contar sua história para elas. E quando essas pessoas fazem isso, elas estão te concedendo um presente.

Sim, porque se você pensar bem, há mais de mil opções de livros que esses mesmos leitores poderiam estar comprando ou escolhendo no meio de uma prateleira para lerem naquele determinado momento. Poderiam mergulhar em diversas outras histórias, mas escolheram a sua... e isso, por si só já é uma vitória.

Mas também é um risco... A partir do momento que esse leitor tem seu livro nas mãos e começa a lê-lo, a penetrar naquele universo que você criou sentado em seu escritório, sozinho, naquelas horas mais calmas da madrugada, esta história não é mais apenas sua. Você lhe deu vida, deu a luz a personagens que somente você conhecia, criou todo o enredo, mas a interpretação de cada um é muito pessoal... Diferentes pessoas podem compreender seu livro de formas completamente diferentes.

E é ai que a magia verdadeiramente começa.

Eu não sei o nome de todos os meus leitores. Não sei todas as cidades para as quais meus livros já viajaram, mas, de alguma forma, todas essas pessoas receberam um pedacinho de mim naquelas páginas que eu criei com tanto carinho. Sei também que agora, tudo aquilo que escrevi pertence a elas, serão elas que irão imaginar aquele mundo da forma como preferirem. Serão elas que irão me fazer feliz a cada comentário... 

Serão elas que tornam meus sonhos em realidade cada dia...

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário