NaNo é nóis!

Quem me acompanha nas redes sociais tem percebido que eu ando muito empolgada e ansiosa para que chegue o mês de Novembro. Claro que tem a ver com o lançamento de Sabores Mortais, mas também por causa do início do NaNoWriMo.

Ih, você não entendeu nada do que eu falei? 

Então vem comigo que eu vou explicar...


NATIONAL NOVEL WRITING MONTH


A proposta do NaNoWriMo é simples (pelo menos na teoria): consiste em passar um mês inteiro dedicado à escrita de um livro de, no mínimo, 50.000 palavras, o que resultará em uma obra de mais ou menos 180 a 200 páginas.

Para que seu objetivo seja cumprido, é necessário bater a meta de pelo menos 1667 palavras por dia...

Parece impossível? Mas não é.

Além da sensação de desafio, da realização do sonho de ter sua primeira obra finalizada ou ao menos bem encaminhada para um fim, o NaNo proporciona uma grande interação entre pessoas que possuem o mesmo sonho: escrever, escrever, escrever como se não houvesse amanhã.

Há duelos incríveis via Twitter e Facebook, há grupos de discussão, há tradições (como o anagrama de NaNoWriMo que deve ser inserido no texto e a famosa pá que figura em todas as histórias resultantes da brincadeira)... 

Não fique com medo ou inseguro de começar a participar. Você não assina nenhum contrato obrigando-o a chegar ao fim e não é nem um pouco desmerecedor desistir pelo meio do caminho (tanto que em 2012 eu desisti). O verdadeiro objetivo do NaNo é a diversão, o entrosamento e a superação.

Cada um pode estabelecer um objetivo pessoal: seja iniciar aquele romance que está há tempos na gaveta, seja aprender a escrever de forma mais livre, sem revisar 20 vezes a cada capítulo, seja para aprender a trabalhar sob pressão... Não importa! É você o seu juiz nesse jogo. Mas, é claro, que chegar ao fim é sempre recompensador!

Ano passado eu participei e concluí um livro, chamado Horas Noturnas, e que já está na Amazon à venda. Então, por experiência própria, posso dizer que foi fantástico e que esse ano estarei presente de novo nesse desafio.

E quero iniciar um projeto paralelo junto ao livro que escreverei... quero fazer um diário aqui no blog contando tudo sobre as minhas experiências com o NaNo... quem sabe com isso não atiço a vontade de alguns que ainda não se encorajaram esse ano, hein? Não prometo postar todos os dias, mas vou tentar fazê-lo com certa regularidade.

E ai, pessoal? Quem vem comigo nessa jornada?


***Vale ressaltar que a blogueira Giulia Ladislau fez um ótimo post sobre o NaNo. Segue o link:

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário