O sabor agridoce do fim...
Qual o gosto de se colocar um ponto final em um livro?
Em um primeiro momento, para qualquer pessoa que eu perguntar isso, irão me responder que é a sensação de dever cumprido. E não estarão errados, pois lhes digo que iniciar uma história é BEM mais fácil do que conseguir mantê-la funcionando de forma coesa, empolgante, e, principalmente, o maior desafio é chegar ao derradeiro "The End".
Mas há um outro lado da moeda... algo que somente um escritor mais sentimental (como eu) não pode deixar de lado...
Personagens, ao longo dos meses em que nos fazem companhia, tornam-se como membros da família; como amigos de longa data com quem compartilhamos segredos, risadas, choros e uma vida. Nós os criamos, damos um pouquinho de nós a eles para que possam se tornar o mais reais possível, mas, no final da estrada, são eles que nos ensinam muito mais.
Ontem coloquei o ponto final em Sabores Mortais. O que significa que tive que me despedir de todos os personagens de uma trilogia que me acompanhou por mais de 4 anos. Não foi fácil, é claro! A tal sensação de missão cumprida estava lá, me dando um certo apoio, mas a verdade é que, hoje, pensando com a cabeça mais fria, é que percebi que dei um adeus definitivo a grandes amigos.
Claro que ainda revisarei o texto algumas boas vezes, mas não será a mesma coisa. Não haverá novas cenas, novos diálogos ou segredos revelados. Tudo que tinha que acontecer, já aconteceu. Meus "filhos", agora, já foram criados e estão prontos para serem jogados no mundo! E talvez esse seja o lado mais legal de toda a coisa... esse é o momento em que o livro passa a não pertencer apenas a mim... daqui a alguns meses, Sabores Mortais pertencerá a vocês, às suas imaginações e emoções.
Mas, para mim, sempre haverá essa saudade dos bons momentos que passei com todos os amigos de papel que minha mente criou.
Rumo a um novo trabalho... (sim, já comecei a escrever outro livro!!!)
Ai Bia, que ansiedade! Tô muito ansiosa por Sabores mortais e vou te confessar, também estou triste que a trilogia das cartas vai acabar.:\
ResponderExcluirVocê é uma das poucas autores que me faz ler trilogias, pois não tenho muita paciência.Mas com a trilogia das cartas é diferente, todo livro é uma coisa nova, um detalhe, um novo dom.Parabéns por ser essa escritora maravilhosa! Você tem um dom brilhante.Queria dizer que te admiro muito!!!!!!
E vou morrer de saudade também.:(
Beijos!
Own... que linda! Obrigada, flor! Depois da trilogia, novas histórias surgirão, espero que elas te agradem da mesma forma :)
Excluir